O que é a psicologia das cores?
As cores estão presentes no nosso cotidiano, sendo sistematicamente planejadas quando se tem o objetivo de chamar atenção, sua linguagem é ampla e costuma atuar no subconsciente fazendo conexões com outros momentos ou objetos, cuja memória já foi armazenada no cérebro, portanto sempre estará associada a algo ou a algum momento especifico, seja positivo ou negativo.
E é justamente essa influência que algumas cores desempenham sob a mente do ser humano que a psicologia das cores visa estudar.
Essa área da psicologia analisa e define quais os efeitos que cada cor causa nas pessoas, como mudanças nos sentimentos, nas emoções, nos desejos e nas decisões.
A psicologia das cores e o marketing
Aposto que suas cores favoritas estão presentes nos produtos e serviços que você mais consome, por este motivo para as marcas, é fundamental aprender o significado de cada cor e ter consciência do que elas transmitem.
Uma das características mais importantes para qualquer marca é a cor, ou as cores que serão usadas para identificar seu negócio. E o marketing das grandes empresas levam isso muito a sério, todos que entendem e que trabalham com comunicação sabem que cores definitivamente provocam uma impressão duradoura e uma ampla gama de reações e emoções. Quando você trabalha com publicidade, por exemplo, sabe da importância do uso de cores em logos, design, layouts, produtos, materiais de marketing e até nas paredes do escritório.
Mas mesmo sabendo da importância de uma paleta de cores adequada com os objetivos e principalmente com aquilo que a marca deseja transmitir, muitos ainda cometem o erro de não fazer uma boa análise e usar esse fator tão primordial como uma estratégia fundamental para o marketing de influência.
A Psicologia das Cores é essencial para qualquer projeto de marketing, pois ao realizar uma escolha errada na criação da marca, no seu processo de desenvolvimento, serviço, ou em um anúncio, as sensações despertadas no público podem não estar de acordo com o que a empresa deseja transmitir.
Segundo algumas pesquisas realizadas, 93% dos consumidores informam que a aparência visual é o fator que mais contribui no momento da decisão de compra. De acordo com Neil Patel, “a cor representa 85% da razão pela qual você comprou um produto específico”.
Existe cor certa para o meu site?
Toda a comunicação da empresa, desde a marca, as apresentações, materiais publicitários, mídias sociais, sites, precisa ser bem pensada, uma vez que é fundamental ter coerência e transparência na mensagem que você pretende transmitir.
Pense sempre no significado de cada uma das cores antes de utilizar na sua marca. Ela tende a refletir a forma com que o seu público vai se comunicar com seu serviço ou produto, além da satisfação que existe em se navegar em um ambiente bonito, agradável e harmônico.
O significado das cores
Vamos conhecer segundo a psicologia, o que cada uma dessas cores transmite:
Azul: tranquilidade, conservadorismo, espiritualidade, segurança, tecnologia, estabilidade, e no seu tom mais escuro o azul transmite principalmente confiança.
Isso faz total sentido quando consideramos o papel central que a cor azul desempenha nas identidades de grandes marcas como Facebook, Wal-Mart, Linkedin etc. Várias empresas são dominadas por essa matiz “fria”.
Laranja: energia, calor, entusiasmo, humor, coragem, extravagância, flamejante.
A cor enérgica desperta o ânimo, e criatividade. Apesar de ser derivada do vermelho, o laranja é mais agradável aos olhos e menos agressivo.
Ela é utilizada por marcas como Nickelodeon e Nike. A tonalidade laranja transmite coragem e é utilizada por lojas que pretendem passar a ideia de acessibilidade.
Amarelo: sabedoria, relaxamento, felicidade, otimismo, esperança.
Assim como o vermelho, o amarelo estimula o apetite. Quando usada separadamente, a cor transmite otimismo e acolhimento.
Verde: equilíbrio, meio ambiente, renovação, juventude, generosidade.
O verde está muito ligado ao meio ambiente, à natureza. A cor remete equilíbrio, harmonia e frescor à marca.
Vermelho: raiva, paixão, fome, desejo, calor, amor, perigo.
A cor é uma das mais simbólicas do mercado. Grandes marcas de fast food como McDonald’s e Burger King utilizam as cores em suas marcas, assim também como a Coca – cola, Netflix e Youtube.
Rosa: romantismo, charme, delicadeza, amor, brincadeira, inocência.
A cor é dividida em tons mais suaves e mais intensos. O rosa suave indica delicadeza, enquanto o rosa mais intenso remete à modernidade.
Roxo: nobreza, mistério, transformação, sabedoria, criatividade, conhecimento.
Assim como o laranja, o roxo estimula a criatividade e imaginação. A cor transmite nobreza, mistério, sensatez e calma. Hoje temos essa cor poderosa muito presente na marca Nubank.
Marrom: terra, casa, resistência, simplicidade, excitação.
Para remeter à sofisticação e serenidade, o marrom é a cor mais indicada. A cor transmite contato com a natureza e segurança.
Marcas de produtos orgânicos e outros ramos ligados à natureza utilizam muito a cor em suas comunicações. Quando usadas em ambientes corporativos, o marrom transmite estabilidade, confiança e elegância.
Branco: proteção, respeito, paz, humildade, nascimento, pureza.
Assim como o preto, a cor é uma das mais neutras. O branco é considerado a “cor pura”, capaz de transmitir tranquilidade, organização e harmonia. Além de ser uma das cores mais fáceis de combinar, o branco tem o poder de acalmar os pensamentos.
No universo do marketing de conteúdo, o branco é utilizado como cor prevalecente nos blogs e demais conteúdos de valor.
Cinza: solidez, riqueza, elegante, tecnológico.
A cor é a junção das duas tonalidades mais neutras da paleta o preto e o branco.
Dourado: riqueza, preciosidade, calor, prosperidade, grandeza.
O dourado ou cor de ouro está simbolicamente associado ao ouro, à riqueza, a algo majestoso. Dourado simboliza vibração elevada, vigor, inteligência superior e nobreza. É a cor da opulência, da luz e da prosperidade
Preto: poder, sofisticação, sexualidade, medo, riqueza, tristeza, elegância.
O preto é a cor mais poderosa e neutra. É muito associada à força e elegância.
A cor transmite mistério e pode estar relacionada ao medo, sofisticação e poder. Por ser bastante neutra e facilitar a combinação com outras cores, o preto é bastante usado nas comunicações.
E aí, já sabia sobre esse poder que as cores possuem sobre sua percepção? Deixe sua resposta nos comentários.